A gestão de recursos humanos, área também conhecida como gestão de pessoas, consiste em um conjunto de métodos e habilidades que tem como objetivo desenvolver o capital humano de uma empresa.
Essas práticas tendem a potencializar as habilidades preexistentes nos profissionais e auxiliar na aquisição de novas, além de gerenciar os comportamentos e aproveitar os talentos presentes no quadro de funcionários.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento do mundo do trabalho, o conceito de RH foi mudando bastante.
Essa mudança também foi motivada pela transformação pela qual os próprios trabalhadores têm passado, principalmente com o avanço da tecnologia e as mudanças nos perfis profissionais.
Até os modelos de liderança passaram por alterações ao longo dos anos, tudo isso visando o acompanhamento das evoluções do mercado.
Hoje, os lÃderes não pautam sua gestão em garantir a hierarquia e estabelecer um distanciamento em relação aos colaboradores.
Ao contrário, as barreiras hierárquicas estão cada vez mais dissolvidas, e uma cultura mais colaborativa tem surgido. Dessa forma, valoriza-se o talento em vez de miná-lo.
A finalidade da administração de recursos humanos nas empresas é a de selecionar, gerenciar e guiar os funcionários no sentido que a organização deseja caminhar.
Para isso, metas e objetivos devem ser criados e compartilhados para que fique claro o que o setor de RH faz dentro da empresa.
Quando falamos sobre gestão organizacional, o conceito de recursos humanos é definido como um conjunto de pessoas que constituem uma organização, sendo eles empregados ou colaboradores da empresa.
Pensando nisso, a gestão de RH se torna responsável por atrair, desenvolver e reter talentos para a instituição.
Essas funções podem ser desempenhadas por apenas uma pessoa ou por um departamento especializado, dependendo do tamanho da empresa e de suas demandas.
Podemos dizer que o objetivo mais básico e, por isso, principal quanto a atuação do setor de RH nas empresas é em relação ao alinhamento entre as polÃticas do RH e a estratégia adotada pela empresa.
É papel do RH garantir que esses objetivos de crescimento estejam bem disseminados entre os colaboradores e que estes atuem visando o alcance das metas.
A gestão de recursos humanos atua, portanto, como uma espécie de ponte entre empregadores e empregados.
Ela deve estabelecer polÃticas administrativas com o objetivo de deixar claros os valores da empresa, os objetivos a serem alcançados, além de como e quando isso deve acontecer.